Veja qual é a nota de corte do SISU

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Competição, portanto, é uma combinação dinâmica de conhecimentos, compreensão, competências e habilidades, ou seja, o conhecimento conceitual (conhecer e entender), saber como agir (aplicando conhecimento para situações através de habilidades ou habilidades) e sei como ser (valores e compromisso ético).

Além disso, no EEES é feita uma distinção entre competências específicas, específicas da área de estudo de um grau, e competências genéricas (básicas ou transversais), que são transferíveis e comuns em qualquer grau.

Em Espanha, as diferentes regras que regem o ensino superior ter deixado claro que o currículo conducente à obtenção de qualquer curso de graduação deve ser focada na aquisição de competências por parte dos alunos, expandindo – sem excluir – a abordagem tradicional baseada em conteúdo, a master class e as horas de aula.

SISU nota de corte para 2019

Essas normas são a Lei Orgânica 6/2001, de 21 de dezembro de Universidades; Lei 4/2007, de 12 de abril, que modifica a anterior; e o Real Decreto 1393/2007, de 29 de outubro, que estabelece a organização do ensino universitário oficial.

A partir do desenvolvimento pela ANECA dos “Livros Brancos”, que são as diretrizes para a implementação de títulos de graduação em universidades espanholas, cada grau deve apresentar uma classificação das competências transversais e específicas relacionadas aos diferentes campos ( que no grau em turismo tomado como exemplo estão alojamento, restauração, etc.) e cada um dos perfis profissionais (Diretor, comercial, etc.).

Além disso, cada uma das competências terá quatro níveis de relevância ou exigência para cada um dos perfis e áreas (García e Pérez, 2008). Como exemplo, o Livro Branco da Licenciatura em Turismo inclui as seguintes competências transversais sisu.

Em relação habilidades específicas, o Livro Branco da Licenciatura em Turismo, que é o grau estamos tomando como exemplo, definido como o conjunto de “conhecimento” e os fatores científicos, técnicos e culturais que são necessários para o desenvolvimento profissional e integração , ligado à informação necessária para conhecer a realidade e avançar nela. As competências específicas estão relacionadas com.

Lista de espera SISU

Como discutimos sobre competências genéricas ou transversais habilidades específicas (alguns dos quais incluem outra transversal implícita ou forma genérica) estão ligadas a campos e, destes, para perfis profissionais, também com quatro níveis possíveis de relevância para cada perfil e escopo, distinguindo e detalhando, além disso, as sub-competências de “saber” e “saber-fazer”. A seguir estão as competências específicas do Curso de Licenciatura em Turismo.

Temos de realçar a importância que a aprendizagem das competências transversais e específicas tem no quadro do EEES. Não é uma questão menor ou um elemento simples a ser levado em conta no processo de ensino e aprendizagem na Universidade: as competências são o eixo central e os objetivos desse processo.


Desta forma, a programação e a atividade educativa dos graus, das faculdades e do corpo docente devem girar em torno da aquisição e do desenvolvimento autônomo pelos alunos dessas competências para a vida e para a profissão.

Para nós, é evidente que a adoção da proposta pedagógica de Educação Superior, que surge com o desenvolvimento do EEES, requer repensar o novo papel do professor universitário, que agora também se torna conselheiro e tutor. E também o papel do aluno, em conjunto, dadas as características do sistema. E isso é verdade mesmo que alguns profissionais – e não alguns alunos – não queiram, não possam ou não saibam como aceitá-lo ou realizá-lo.